Conta uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado momento da viagem discutiram.
O outro, ofendido, sem nada que dizer escreveu na areia: HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME DEU UMA BOFETADA NO ROSTO.
Seguiram adiante e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se.
O que havia sido esbofeteado e lamentado começou a afogar-se, sendo salvo pelo amigo.
Ao recuperar-se tomou um canivete e escreveu na rocha: HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU A MINHA VIDA.
Intrigado, o amigo perguntou? Porque depois que lamentaste, escreveste na areia e agora escreves em uma rocha.
Sorrindo, o outro amigo respondeu: Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia onde o vento do esquecimento e o perdão se encarregam de apaga-lo; por outro lado, quando nos faz algo grandioso, devemos grava-lo na rocha de memória do coração onde vento nenhum em todo o mundo poderá borrá-lo.
Há muito tempo, num Reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus.
Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade. Em todas situações dizia: "
- Meu Rei, não desanime, porque Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca erra!"
Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da floresta atacou o Rei. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua Majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita. O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou a este:
- E agora, o que você me diz? Deus é bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo. O servo respondeu:
- Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que. Deus é bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para seu bem! Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca erra !!! O Rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que fosse preso na cela mais escura e mais fétida do calabouço. Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez por uma tribo de índios que vivia na selva.
Estes índios eram temidos por todos, pois sabia-se que faziam sacrifícios humanos para seus deuses. Mal prenderam o Rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto, e o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar a vitima, observou furioso:
- Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso! Falta-lhe um dedo! E o Rei foi libertado. Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu súdito e pediu que viesse em sua presença.
Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe: - Meu Caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu
coração uma grande duvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi? Logo você, que tanto o defendeu!? O servo sorriu e disse:
- Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum! Portanto, lembre-se sempre: TUDO O QUE DEUS FAZ É PERFEITO. ELE NUNCA ERRA!"
Contou-se certa feita a estória de uma alpinista que confiado em sua experiência no esporte, decidiu escalar sozinho o pico Aconcágua (o maior das Américas – nos Andes). Pensou ele ainda em receber sozinho os louros de tal façanha tão destemida. Estando ele já ao pé do monte, começou a escalá-lo com muita segurança e destreza, e à medida que o alpinista se elevava em sua escalada, a noite ia chegando de mansinho até se tornar numa escuridão absoluta. Por já estar a uma boa altura do solo, decidiu ele continuar sua subida mesmo na escuridão, a sua larga experiência o assegurava que nada poderia acontecer de mal. Foi quando que, nada enxergando ele, pisou em falso, deslizou em uma pedra e caiu... Foram longos segundos de queda livre onde passava pela sua mente o filme de toda a sua vida. Em um instante de profundo desespero ele clamou: - "Deus, por favor me salve!!" Neste momento ele sentiu como que um soco abrupto que quase o cortou ao meio; era a sua corda que havia enroscado sabe-se lá aonde e o segurou. Mais alguns segundos de silêncio sepulcral, o coração ainda batendo muito forte, ele recorre novamente a Deus, só que agora em pensamento – as palavras já não chegavam aos lábios. Novamente silêncio e de repente ouviu uma voz vinda do nada diretamente dentro do seu coração que dizia: - "Corte a corda e viverás!!" Parecia loucura para ele, uma vez que acabara de ter uma sorte tremenda, iria agora se matar? Segurou então firmemente, com toda a sua força, em sua corda e ali ficou. Amanheceu, e alguns nativos daquela região encontraram o alpinista congelado, morto, firmemente seguro em sua corda a apenas alguns centímetros do solo.
Era uma vez uma indústria de calçados aqui no Brasil que desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia.
Em seguida, mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do País para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado.
Após alguns dias de pesquisas, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direção da indústria:
"Senhores, cancelem o projeto de exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos ".
Sem saber desse fax, alguns dias depois o segundo consultor mandou o seu:
"Senhores, tripliquem o projeto da exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos ainda."
A mesma situação era um tremendo obstáculo para um dos consultores e uma fantástica oportunidade para outro. Da mesma forma, tudo na vida pode ser visto com enfoques e maneiras diferentes.
A sabedoria popular traduz essa situação com a seguinte frase:
"Os tristes acham que o vento geme; os alegres e cheios
de espírito afirmam que ele canta."
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida faz toda a diferença.
Um garotinho de seis anos chorava a um canto da casa. A mãe foi atendê-lo:
— Que aconteceu, meu filho?
— Acabei de aprender a amarrar o cadarço.
— Então, parabéns. Isso é ótimo!
Sendo mãe sábia, ela elogia o menino e comemora a sua vitória:
— Você está mesmo crescendo, hein? Mas me diga, por que você ainda está chorando?
E lá vem uma resposta reveladora:
— É porque agora eu vou ter que fazer isso pelo resto da minha vida.
Próximo da Páscoa, o professor de Ciências de uma escola inicia a sua aula com a seguinte frase "A historia da Páscoa e um mito". "Jesus não saiu do tumulo," continuou, "mas, primeiramente, não existe nenhum Deus no céu que possa permitir que seu filho seja crucificado." "Senhor, eu acredito em Deus", Jimmy protestou. "E eu acredito que ele ressuscitou!" "Jimmy, você pode acreditar no que você quiser, e claro," o professor respondeu. "Porem, no mundo real não existe a possibilidade de tais milagres, como a ressurreição. Ninguém que acredite em milagres pode respeitar a ciência." "Deus não é limitado pela ciência," Jimmy respondeu. "Ele criou a ciência!" Incomodado com o modo como Jimmy defendia sua fé, o professor propôs um experimento cientifico. Foi ate a geladeira e pegou um ovo de galinha. "Eu vou deixar este ovo cair no chão," começou o professor. "A gravidade vai fazer com que ele caia no chão e se despedace. "Olhando fixamente para Jimmy, ele continuou: "Agora, Jimmy, eu quero que você faca uma oração e peça ao seu deus para que quando eu soltar este ovo ele não caia no chão e se quebre. E se ele conseguir fazer isto, você terá provado que Deus existe, e eu terei que admitir isso." Apos pensar por um momento sobre o desafio, Jimmy lentamente começou sua oração. "Querido Pai celeste," ele iniciou. "Eu peço que quando o meu professor soltar este ovo ... ele caia no chão e se quebre em uma centena de pedaços! E também, Senhor, eu peço que quando este ovo quebrar, meu professor tenha um ataque cardíaco fulminante e morra. Amem." Após os cochichos da classe, veio um silencio fúnebre. Por um momento o professor não fez nada. E por fim ele olhou para o Jimmy e depois para o ovo. E, sem dar uma palavra, ele cuidadosamente devolveu o ovo na geladeira. "Classe dispensada" disse o professor enquanto sentava na sua cadeira. O professor aparentemente acreditava mais em Deus do que ele mesmo imaginava. Muitas pessoas são como este professor, negam que Deus existe, mas correm para ele nos momentos difíceis. Porem questionam, e o atacam todas as vezes que tem chance. Jimmy sabia que Deus não iria matar o seu professor naquele momento, mas também sabia que seu professor não apostaria sua vida por um ovo. Quando sua vida está em jogo a idéia de que Deus existe parece fazer mais sentido. João 10:11 "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas." Nesta data especial, comemoramos o sacrifício de Cristo na Cruz por nos, deu-nos a chance de termos uma nova vida, remiu todos os nossos pecados, lembre-se sempre da real data da Páscoa, pois Ele esteve na Cruz por mim e por voce, por amor e porque nos quer junto dEle.
Um dia, uma pequena abertura apareceu no casulo, e o homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.
Então ela parou de fazer qualquer progresso. Parecia que ela já avançara o mais que podia, e não conseguia ir mais longe. O homem decidiu ajudar a borboleta: pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo.
A borboleta saiu facilmente, mas seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo.
Mas nada aconteceu, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado, e o esforço necessário a borboleta para passar através da pequena abertura, eram o modo com que Deus fazia com que o fluído do corpo da borboleta fosse para as suas asas tornando-a pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo...
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não seríamos tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.
Um Grande Sábio disse:
Eu pedi Força.... e Deus me deu Dificuldades para me fazer forte.
Eu pedi Sabedoria... e Deus me deu Problemas para resolver.
Eu pedi Prosperidade... e Deus me deu Cérebro e Músculos para trabalhar.
Eu pedi Coragem... e Deus me deu Perigo para superar.
Eu pedi Amor... e Deus me deu pessoas com Problemas para ajudar.
Eu pedi Favores... e Deus me deu oportunidades.
Eu não recebi nada que pedi... Mas eu recebi tudo de que precisava.
Quando Abraham Lincoln foi eleito presidente dos EstadosUnidos, houve um forte constrangimento entre as classes dominantes. Afinal, ele era filho de sapateiro e iria
dirigir pessoas de famílias tradicionais.
Ao fazer seu primeiro discurso no senado, um político
muito arrogante aproximou-se e disse: "Antes do Senhor
começar, eu gostaria de lembra-lo que o Senhor é filho
de sapateiro". E todos riram imediatamente. No fundo,
todos queriam humilha-lo, já que derrota-lo não havia
sido possível. Mas um homem como Lincoln é difícil de
ser derrubado. Ele, então, respondeu:
"Obrigado por lembrar-me do meu pai neste momento. Eu
procurarei ser um bom presidente tão bom quanto o
sapateiro que ele foi. Eu me lembro que meu pai sempre
fez os sapatos de sua família, se os seus sapatos
apresentarem algum problema, você pode traze-los e eu os
consertarei. Desde cedo aprendi a consertar sapatos e
agora que meu pai é morto posso cuidar dos seus. Aliás,
se algum de vocês, tiver um sapato feito pelo meu pai
que esteja precisando de conserto pode trazer para mim.
Mas de uma coisa estejam certos: eu não sou tão bom
quanto ele", e seus olhos se encheram de lágrimas ao
lembrar-se do pai.
Seja qual for a circunstância, o campeão sempre mantém o
orgulho de si mesmo, de sua família e de seu trabalho.
Ele sabe que as árvores Mais altas têm as raízes mais
profundas, que as dificuldades moldam os campeões; por
isso, não somente aos obstáculos, mas a todos que
pavimentaram o seu caminho...
Seja sempre você, aprenda com os outros tudo que puder,
mas nunca abandone a sua essência. É ela que vai criar a
sua marca registrada...