terça-feira, 19 de março de 2013

Atentado a bomba mata 60 pessoas na Nigéria

O número de mortos devido a um atentado a bomba ocorrida ontem numa estação de autocarros da cidade de Kano, no norte da Nigéria, subiu de 20 para 60, informou nesta terça-feira a imprensa do país.
Apesar de as autoridades locais terem anunciado um número oficial de vítimas, vários jornais nigerianos, entre eles "The Vanguard", "Leadership" e "Daily Trust", ouviram testemunhas que afirmam que 60 pessoas morreram no atentado, que segundo eles foi cometido por um terrorista suicida.
Segundo o "Daily Trust", que cita Tobias Micheal Idika, líder na cidade de Kano do grupo Ohaneze Ndigbo, que representa a etnia Igbo, podiam ser vistos cerca de 60 corpos no local da explosão.
O jornal detalha que o ataque foi cometido por um terrorista, que chocou o seu carro, repleto de explosivos, num autocarro de luxo que levaria passageiros até Lagos, capital econômica da Nigéria. A explosão destruiu totalmente o veículo e provocou incêndio em outros que estavam perto.
Outras testemunhas do atentado relataram que muitos passageiros que estavam na estação de autocarros, assim como trabalhadores, foram atingidos pela explosão e os seus corpos ficaram completamente carbonizados.
Por sua vez, o porta-voz da Agência de Gestão de Emergências Nacionais, Yushau Shu-aib, afirmou que as equipas de resgate e as agências de segurança ainda não tinham conseguido determinar quantas pessoas tinham morrido no atentado.
Embora nenhum grupo tenha assumido a autoria do ataque, acredita-se que ele seja obra do grupo islamita Boko Haram, que começou com as suas actividades terroristas em Kano e outras cidades do norte da Nigéria em 2009.
Com EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário